Virtualização nos Mac M1? Sim, com UTM

Virtualização nos Mac M1? Sim, com UTM

Como todos já sabem, a Apple resolveu inovar mais uma vez e nos trouxe novas máquinas com seu chip M1. Isso é legal? Sim, mas junto com ele, nos trouxe também problemas de compatibilidade, já que a arquitetura do chip M1 é arm64 e não o tradicional x86_64.

Por conta disto, soluções de virtualização já consolidadas no mercado, como o VirtualBox não funcionam, já que este, funciona somente na arquitetura x86_64.

Porém, o mundo open source é lindo e graças a ele, temos uma solução! E esta solução é o UTM.

O UTM foi originalmente criado para virtualização em iPhones, porém, como os novos MacBooks também usam o mesmo chip M1, foi criado a versão desktop também.

A instalação do UTM é muito simples, bastando baixar o .dmg a partir do site ou do repositório do projeto no GitHub, executar e copiar o UTM para a pasta Applications. Uma alternativa interessante também é a instalação pela Mac Apple Store.

No próprio site do UTM tem uma galeria, onde você encontra várias opções de distros linux para instalação e até mesmo algumas versões do Windows pode ser executadas. Você pode consultar tudo isto em mac.getutm.app/gallery

Um projeto lindo desses merece uma star no repositório deles no GitHub, github.com/utmapp/UTM.

Mas Joubert, existe alguma alternativa?

Então, até tem, o Parallels Desktop for Mac, porém, não é uma solução open source e você precisa ter uma conta para usar, o que para mim não faz o menor sentido.

Até o momento, só conheço essas duas opções que realmente funcionam no Mac M1, caso eu conheça mais soluções ou novidades, volto com novos posts sobre o assunto.